Ajude a construir o Festival de Inverno da UFMG

A 46a edição do Festival de Inverno da UFMG completa uma triologia que tem como tema central o conceito de Bem Comum. De volta a Belo Horizonte em 2014, após 22 anos rodando o interior, o festival se propõe a debater questões que fazem parte do cotidiano da sociedade, como moradia, posse e uso da terra, mobilidade, produção e circulação de conteúdos informativos. Para tanto, as atividades pretendem mobilizar uma rede de pensamentos diversos, colaborativos e plurais. Por isso, o Festival convoca as pessoas a se integrarem já de saída, desde a preparação do campus da Pampulha para o evento.

9

As inscrições para as oficinas são gratuitas. E quatro Grupos de Trabalho já recebem candidatos. São atividades voltadas para a organização de espaços que servirão para outras ações ao longo do evento. Um deles, o GT “Bicicletas Compartilhadas”, por exemplo, será responsável por implantar no dia a dia da UFMG, durante o Festival de Inverno, um sistema de compartilhamento do uso de bicicletas. Também desenharão mapas e ciclovias para o campus. Além disso, o GT, que está recebendo doações de bikes, vai ensinar aos participantes como consertar as magrelas. Ao todo, 40 pessoas, entre estudantes e interessados no tema, podem participar. A atividade acontece de 14 a 18 de julho –data de abertura da edição 2014 do festival.

Antes, no dia 30 de junho, o GT “Malocas e Construções em Bambu” começa a construir uma cúpula geodésica a partir de materiais de baixo impacto ambiental, como o bambu. O espaço abrigará os Encontros Transdisciplinares do Festival de Inverno. Os participantes também aprenderão a coletar e tratar o bambu. Doze estudantes serão selecionados para essa atividade.

A partir de 2 de julho, os participantes podem contribuir na organização espacial do campus, no GT “Espacialidades do Festival”. Sob a coordenação do arquiteto e professor Adriano Matos Corrêa, o grupo desenhará a cenografia de palcos, tablados, espaços de projeção de filmes, performances e de realização de banquetes públicos. Para esta atividade, existem 20 vagas abertas.

Por fim, o GT “Práticas de Bioconstrução” irá edificar pias e banheiros ecológicos que serão utilizados durante a realização do evento. Tudo será construído a partir da redução do uso de materiais e energia. Quinze estudantes e interessados serão selecionados para a atividade.

As inscrições para os quatro GTs do pré-festival estão abertas até 30 de junho. Para se inscrever, é bem simples: basta preencher o formulário online aqui. Para obter mais informações sobre cada GT, acesse aqui! Participe!

Por Leandro Lopes;
Foto: Bambuzeria Cruzeiro do Sul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s