Edital EBA: Por um território mais humano e mais livre

post_EBA_prorrogado

O que se pode fazer em um espaço vazio? O que você gostaria de ver naquele canto? Naquele corredor melancólico? Naquelas janelas fechadas para o mundo? A Diretoria de Ação Cultural – DAC, em conjunto com a Diretoria da Escola de Belas Artes, e o Cenex EBA, prorrogaram o processo de seleção para dez propostas de ocupações artísticas que vai acontecer no Campus Pampulha, entre os dias 18 e 26 de julho.

“O legado do festival pode ser material ou imaterial”, diz Cristiano Bickel, Coordenador do Cenex da Escola de Belas Artes da UFMG. Para ele, algumas obras poderão ser incorporadas à fisicalidade ou à territorialidade do campus. “Já do ponto de vista imaterial, penso que o legado é cultural e de transformação social, podendo engendrar outros hábitos a serem criados ou até mesmo resgatados”, afirma. O Festival é uma chance também de “aprender ou reaprender” a se relacionar com o território da universidade “de uma maneira mais humana e mais livre”, diz.

Segundo ele, as ocupações artísticas poderão atuar na ativação de espaços ociosos, esquecidos, abandonados. “Mas também nos espaços de uso cotidiano, revelando as suas contradições e trazendo à tona várias possibilidades poéticas que contemplam outros usos, outras tecnologias, outras formas de ocupar e de se relacionar com o espaço, as pessoas e a cidade”, afirma Bickel.

A proposta de ocupação precisa ser encaminhada até o dia 1º de julho. Para conhecer o edital, acesse: https://46festivalufmg.wordpress.com/edital-da-belas-artes-para-selecao-de-10-propostas-para-ocupacao-artistica/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s