GT Bicicletas Compartilhadas tem inscrições prorrogadas

 

bike_doada2

Por Leandro Lopes e Sara Meynard;
Foto: Guto Borges.

As inscrições para o grupo de trabalho Bicicletas Compartilhadas foram prorrogadas até o dia 13 de julho. Para a atividade, espera-se receber doações de bikes ociosas e, até mesmo, defeituosas (foto). Os participantes as consertarão, construirão um bicicletário e implementarão um sistema de compartilhamento no Campus Pampulha durante o Festival.

Funcionará assim: de 14 a 16 de julho, acontece a Oficina de conserto das bicicletas doadas, no Espaço Comum Luiz Estrela. Os oficineiros, orientados por grupos de cicloativismo de BH, contribuirão na fase pré-festival, fazendo as bikes doadas ficarem novinhas. De 17 a 18 de julho, entra em cena a Construção de Bicicletários no Campus. De 18 até o fim do Festival, um grupo ficará responsável pelo Sistema de gestão do compartilhamento das bicicletas no Campus e construção de mapas e ciclovias.

“Todos terão acesso às bicicletas ao longo do evento. Os bicicletários, que serão construídos, terão informativos de como o sistema funcionará. Será bem simples”, explica Caio Rodrigues, um dos organizadores do GT. Após o Festival de Inverno, as bikes serão doadas as ocupações urbanas de Belo Horizonte.

Segundo Caio, o Grupo de Trabalho busca incluir cicloativistas, ciclistas e não-ciclistas, com o objetivo de pluralizar o debate. “A ideia do GT é fomentar a mobilidade por bicicleta. Os não-ciclistas são o cerne da discussão. É dialogando com eles que podemos pensar em mudar o atual paradigma da mobilidade”.

CAMPANHA
Você tem uma bike parada em casa? Então pode dar uma grande força para o Festival de Inverno da UFMG! Doe uma bicicleta, mesmo com defeito, para o Festival. Durante o evento, sua magrela será uma das muitas bicicletas compartilhadas gratuitamente, por todos os participantes. E se você tiver dificuldade em levá-la a algum dos pontos de coleta, não se preocupe. Mande um email para doebike@gmail.com que os organizadores do GT irá buscá-la em sua casa.

Para se inscrever e saber mais sobre as oficinas, acesse: https://46festivalufmg.wordpress.com/inscricoes/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s