Vídeo, foto, áudio: tudo por e para uma construção midiática

Por Leandro Lopes

De quantos equipamentos se faz uma mídia? O GT Transmidiativismo: Web Território Livre, é aquele que pretende unir todos. “A proposta é a formação de um grupo que seja capaz de abordar algum tema com profundidade, se apropriando bastante das técnicas jornalísticas de produção de conteúdo e da cultura de web. Queremos experimentar a construção de uma narrativa transmidiática”, afirma Bruno Figueiredo, jornalista, repórter fotográfico e coordenador do GT.

Segundo ele, o termo transmídia se refere à técnica de se contar uma história através de múltiplas plataformas, onde essa narrativa se adapta a cada plataforma específica: vídeo, foto, impresso, internet, celular, TV, etc. “No fim, todas essas “peças” se completam”, afirma. Para Bruno, no entanto, não é necessário que se junte todas elas para que se entenda o conteúdo da narrativa. “Os fragmentos são independentes”, avisa ele.

A proposta é que as narrativas visuais tenham tons experimentais e sejam guiadas pelos conceitos de um jornalismo cidadão. Uma noção importante, sobretudo, para os dias de hoje, de uma mídia “ausente quando o tema abordado é de interesse de quem controla as empresas midiáticas”, lembra. Para Bruno, quando os interesses não estão em jogo, o ambiente para um jornalismo responsável acontece. “Penso em discutir as principais responsabilidades de quem produz conteúdo: apontar ângulos e perspectivas relevantes sobre qualquer evento e desmistificar essa dicotomia dos prós e contras. Escutar os dois lados é importante, mas acaba dando voz apenas às versões oficiais de cada uma das partes”, diz ele.

Para quem se interessar pelo engajamento cidadão e pelos assuntos da mídia de um modo geral, se inscreva. Para isso é fácil! Você deve, primeiro, se cadastrar e, em seguida, fazer sua inscrição. Acesse: https://46festivalufmg.wordpress.com/inscricoes/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s