Levantamento de Bandeira é feito no gramado da Reitoria

IMG_1061

Por Sara Meynard Foto: Marina de Morais

No sábado, 19 de julho, às 18 horas, o Festival de Inverno recebe o Levantamento da Bandeira de Nossa Senhora do Rosário, que acontece no gramado em frente à Reitoria.

Conduzem a cerimônia as Guardas de Massambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Mercês de Oliveira-MG, a Guarda de Congo de São Benedito da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá e as Guardas de Congo e de Moçambique da Irmandade Treze de Maio, de Belo Horizonte, além de mestres convidados de outras comunidades reinadeiras, de terreiros e quilombolas.

“Tradicionalmente, o levantamento de bandeira sinaliza o início dos Festejos de Reinado nas Irmandades do Rosário em Minas Gerais, onde as forças telúricas da terra se encontram com as forças do céu, derramando bênçãos de paz e de luz. Há um preparo anterior para tal acontecimento, com rezas, orações, novenas e preceitos”, explica Pedrina Santos, Mestre de Massambique da Irmandade de Oliveira.

Para Leda Martins, Rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, “o levantamento de bandeira é uma das mais importantes cerimônias dos Reinados, pois reaviva, revitaliza e expande as ligações ancestrais entre a humanidade e tudo o que é divino e sagrado, incluindo neste âmbito a natureza, a fauna e a flora, em toda a sua diversidade”.

O levantamento de Bandeira compõe, com outras atividades, o perfil alterno do 46º Festival de Inverno, que se abre também para os saberes das culturas afrobrasileiras e das culturas indígenas, dentre tantos outros.

O descimento de Bandeira acontece próximo ao fim do Festival, no dia 25 de julho, também às 18 horas. As cerimônias são abertas a todos os públicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s