Cortejo e Missa Conga abrem programação do Festival de Inverno neste domingo

missa_conga

Por Sara Meynard:
Foto: Leandro Lopes.

Dia de domingo no 46º Festival de Inverno começa assim: com muita fé e celebração. Daqui a pouco, a partir das 11 horas, a Estação Ecológica, no Campus Pampulha, recebe Cortejo e Missa Conga, a ser conduzida por mestres e aprendizes de diferentes Reinados.

Segundo Pedrina Santos, Mestre de Massambique da Irmandade de Oliveira, a partir do Concílio Vaticano II, na década de 60, a celebração da Missa Conga ganhou importância singular dentro dos Festejos do Reinado.
“Sua característica é o lamento do negro à porta da Igreja e os cantos das tradições reinadeiras, num louvor festivo ao som das caixas, patangomes, gungas e tamborins ao Pai Criador (Nzâmbi), à Nossa Senhora do Rosário (Santa Manganá), à São Benedito e à Santa Efigênia”, explica a Mestre.

E o encontro com as comunidades reinadeiras, de terreiros e quilombolas continua: após o almoço, às 14 horas, tem Cortejo das Guardas de Congado no Auditório da Reitoria.

A proposta é levar para dentro da universidade uma programação alternativa, que contemple as mais diversas formas de manifestações culturais: indígenas, afrodescendentes, marginalizadas.

Domingo é dia de Campus
A partir das 15h, o Campus Pampulha se transforma em um espaço para piqueniques, recreações, futebol no gramado da Reitoria, vôlei na rua, bicicletada e muito som. O Bosque da Música receberá show do grupo
Bandarerê, Absinto Muito, Electrophone, Dokttor Bhur e Shabê, Mário Hot Apocalypse e Well e Fabrício FBC, Abu e Comum, Kdu dos Anjos e Gustavo Oreia, DJs e muito mais. Venha aproveitar porque Domingo é dia de Campus!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s