Espetáculo “Corporeidades Negras” será apresentado hoje no Festival de Inverno da UFMG

Apresentação, que acontece às 20h, no auditório da Reitoria, faz parte das Ocupações Artísticas da Escola de Belas Artes

DSC_0319

Por Leandro Lopes
Foto: Divulgação

Além dos grupos de trabalho, dos encontros temáticos, das rodas de conversas, das apresentações musicais, é possível encontrar pelo campus Pampulha uma série de ocupações artísticas proposta por estudantes da Escola de Belas Artes da UFMG, como a plantação de álgodão doce, as entidades flutuantes, os coelhos brancos e as performances. As intervenções estão acontecendo em lugares como os gramados, prédios, matas e auditórios. Todas participaram de um processo de seleção aberto dias antes do início do Festival pela EBA.

Uma dessas ocupações é a Corporeidades Negras que acontece hoje, às 20h, no auditório da Reitoria da UFMG. A apresentação é um fragmento do espetáculo Mulheres de Baobá, da Cia Baobá Minas, com direção de Júnia Bertolino. “É um trabalho composto de declamações performáticas de poemas brasileiros, inspirados em poetisas, escritoras e performers que retratam a narrativa africana/afro brasileira”, explica Júnia. Na lista estão nomes como Conceição Evaristo, Leda Martins, Elisa Lucinda e Jussara Santos.

Os textos são declamados ao embalo de cantigas populares afro-brasileiras que retratam temas da religiosidade e da arte, sempre a partir de um universo feminino, por meio de palavras, gestos, figurinos e cantos. “Expressar a narrativa do feminino é valorizar a arte negra e reconhecer o forte papel da mulher na vida, na beleza e na geração de um mundo melhor”, diz Júnia.

A apresentação é gratuita e aberta ao público. Para conhecer mais da Cia Baobá, acesse: http://www.ciabaoba.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s