O território urbano em discussão

Antes, às 9h, o GT Comidarias em Comum convida a todos para participar de um café da manhã colaborativo

bike_pe

Por Sara Meynard;
Foto: Leandro Lopes.

Pichação, grafite, duelo de MCs, saraus, Praia da Estação, carnaval de rua: as múltiplas formas de vida que Belo Horizonte abriga encontram hoje modos peculiares de expressão estética e política, traduzidos em movimentos concretos e simbólicos de ocupação dos territórios urbanos.

Com esses movimentos, as várias formas de expressão periférica começam a ultrapassar os limites que separam morro e asfalto, rompendo demarcações e ressignificando espaços. Como tais iniciativas enfrentam as práticas segregacionistas geradas pelo poder e redistribuem, nos espaços da cidade, os lugares e falas reservados ao centro e à periferia?

Esses e outros questionamentos fomentam o Encontro Temático “Culturas Urbanas”, que acontece nesta sexta-feira, às 10h. Para compor a mesa, são convidados a Assembleia Popular Horizontal (APH), Guto Borges, músico e historiador, Joviano Mayer, militante do Brigadas Populares, Ludmila Zago, psicanalista e professora da Faculdade de Direito da UFMG, Paula Kimo, produtora do 46º Festival de Inverno e representante do Espaço Comum Luiz Estrela, e Sebastião Everton, do Instituto Tucum e Fórum das Juventudes de BH e Região Metropolitana. A medicação da conversa fica a cargo do antropólogo Rafael Barros.

DSC_0052

Antes, a partir das 9h, o GT Comidarias em Comum convida a todos para participar de um café da manhã colaborativo. Traga seus ingredientes e ocupe a cozinha do Restaurante Setorial II, no Salão Ocre. Lá você pode trocar receitas e colaborar na feitura de bolos, sucos, tapiocas, cuscuz, pães.

Depois do Café da Manhã, a conversa começa no mesmo local. Tanto o papo, quanto a cozinha é aberta a todos. Participe! Se quiser, confirme a sua presença no evento do facebook: https://www.facebook.com/events/1489173884658127/ e convide os interessados pelo tema.

Deixe um comentário