Parque das Imagens

Envolve a projeção de filmes em diferentes espaços do Campus e grupos de trabalho dedicados à produção audiovisual em fotografia, vídeo e cinema, em estreita afinidade com o tema das ocupações e com as novas partilhas em torno do território do Campus da universidade. Este núcleo abrigará as seguintes atividades e grupos de trabalho:

2_parque imagens

CINE MALOCA 

Em sintonia com as ocupações dos espaços urbanos e a retomada das terras indígenas, o Cine Maloca, mostra de filmes do Festival de Inverno, propõe armar sua tela em cinco espaços abertos da UFMG, projetando experiências inscritas, provocadas e recriadas com o cinema. Estarão em cena atos de resistência à partilha desigual das cidades; memórias das lutas pela terra; retomadas de territórios indígenas; reinvenções de espaços, bricolagens, ocupações.

CuradoriaCláudia Mesquita. É professora no Curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, onde integra o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência. Pesquisadora de cinema, com mestrado e doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP. Coautora, com Consuelo Lins, do livro Filmar o Real – sobre o documentário brasileiro contemporâneo (Zahar, 2008). Pesquisadora e realizadora de filmes documentais. Codirigiu, com Junia Torres, “Nos olhos de Mariquinha” (2008).

Público: Exibições gratuitas e abertas
Período de realização: 21 a 25 de julho
Horário: 18h.
Inscrições: não é preciso fazer inscrição para participar.

 

11. MARGENS E FRONTEIRAS DO CAMPUS

Ementa: Trabalhando com funcionários da UFMG, estudantes e demais interessados, o grupo desenvolverá um projeto fotográfico explorando o território do Campus, suas margens, fronteiras e interfaces com a cidade. O resultado será publicado como um encarte no número experimental do Boletim da UFMG, produzido no Festival.

Coordenação: Patrícia Azevedo e Murilo Godoy. Patrícia Azevedo é artista e professora de fotografia na UFMG. Trabalha em projetos colaborativos explorando relações de linguagem, território e poder. Vem expondo seus trabalhos em vários países, notadamente na Photographers Gallery, Londres; Arte na Cidade III em Industrias Matarazzo, São Paulo; Northen Art Prize, Leeds; Galeria Bluecoat, Liverpool; The Netherlands Fotomuseum, Rooterdam: Brigton Photo Biennial; Belfast Exposed; Bienaural Nodar, Portugal. Também é membro do comitê curatorial do FIF Festival Internacional de Fotografia. Murilo Godoy é designer gráfico e fotógrafo, dirige a agência de design Flux, onde desenvolve projetos e publicações de arte. Participou de diversas exposições, valendo destacar, Vigo Vision, Espanha; Co-Operactive Society, Inglaterra; The Netherlands Fotomuseum, Rotterdam; SILO Espaço Cultural, Porto e Segue-se Ver o que Quisesse, Palácio das Artes, Belo Horizonte.

Material do participante: Câmera fotográfica digital de qualquer tipo, inclusive celular

Vagas: 20 (10 vagas reservadas para funcionários da UFMG)
Público: Funcionários da UFMG, estudantes de arte e interessados em geral
Pré-requisitos: Ter alguma prática fotográfica e idade mínima de 14 anos.
Material do participante: câmera fotográfica digital
Período de realização: 21 a 25 de julho
Horário: 14h às 18h
Inscrições: de 3 a 13 de julho.

 

12. CINE-OCUPAÇÃO

Ementa: O grupo de trabalho pretende oferecer aos participantes uma formação inicial no uso e no manuseio da câmera de vídeo para o registro e/ou invenção de acontecimentos e situações relacionadas ao cotidiano das ocupações urbanas.

Coordenação: Carolina Canguçu. É mestranda em Comunicação Social pela UFMG. Atua na área de audiovisual como realizadora, pesquisadora, professora e curadora. É uma das organizadoras do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, promovido pela Associação Filmes de Quintal. Atua em projetos de formação em vídeo junto a comunidades indígenas e da periferia de Belo Horizonte.
Assistência: Luís Felipe Flores. É mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA-UFMG. Ensaísta e pesquisador de cinema, atua também como curador e tradutor. Codirigiu o curta-metragem Notas de resistência (2013).

Vagas: 20
Público: Jovens residentes de ocupações da região metropolitana de Belo Horizonte
Pré-requisitos: Idade mínima de 14 anos
Período de realização: 18 a 26 de julho
Horário: 14h às 18h e em outros horários, de acordo com escala a ser definida pelo grupo
Inscrições: de 3 a 13 de julho.

 

13. RETRATOS DAS OCUPAÇÕES

Ementa: A atividade lança mão da fotografia como instrumento de aproximação e troca de impressões de mundo entre os participantes, na perspectiva de contribuir para a construção de um olhar mais crítico, participativo e transformador. A fotografia se configura no vetor de troca de ideias e como ferramenta de construção de uma cartografia afetiva do lugar em que cada participante vive.

CoordenaçãoAlexandre Sequeira. É artista plástico, fotógrafo e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA. Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteridade social, tendo participado de diversas exposições e festivais no Brasil e exterior, podendo-se destacar “Une certaine amazonie” em Paris/França; Bienal Internacional de Fotografia de Liège/Bélgica; X Bienal de Havana/Cuba; Paraty em Foco 2009; Simpósio e exposição “Brush with Light”, na Universidade de Arte Mídia e Design de NewPort no Reino Unido, Festival Internacional de Fotografia de Pingyao/China; “Contemporary Brazilian Printmaking” em New York/EUA; “Geração 00 – a nova fotografia brasileira; e Projeto Portfólio no Itaú Cultural em São Paulo/Brasil. Tem obras no acervo do Museu da UFPA, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas; Coleção Pirelli/MASP, Museu de Arte do Rio – MAR e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.

Material do participante: É desejável, mas não obrigatório, ter uma câmera; levar lápis e borracha.

Vagas: 20
Público: Jovens moradores de ocupações da região metropolitana de Belo Horizonte e interessados em fotografia
Pré-requisitos: Idade mínima de 14 anos
Período de realização: 21 a 25 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do participante: É desejável ter uma câmera, mas não obrigatório
Inscrições: de 3 a 13 de julho.

 

14. DIRETO NO FESTIVAL

Ementa: O grupo de trabalho tem como proposta constituir um pequeno grupo de registro de ações, sujeitos e acontecimentos mobilizados pelo Festival de Inverno, inspirado na prática do cinema direto. Além do trabalho com a câmera, haverá uma atenção especial à captação de som-direto e a algumas questões teóricas que a prática do cinema direto observacional pode suscitar.

Coordenação: Bernard Belisário e Pedro Aspahan. Bernard Belisário é mestre em Comunicação Social pela UFMG, onde desenvolveu a pesquisa “As Hipermulheres: Cinema e ritual entre mulheres, homens e espíritos”. Desde 2003, atua em projetos de formação audiovisual nos mais diversos contextos sócio-culturais do Brasil. Atua como finalizador de imagens e montador de cinema. É também membro da Associação Imagem Comunitária. Pedro Aspahan desenvolve pesquisa de doutorado sobre as relações entre Cinema e Música no curso de Comunicação Social da UFMG, onde concluiu seu Mestrado com a dissertação “Entre a escuta e a visão: O lugar do espectador na obra de Robert Bresson”. No cinema, atua principalmente como Diretor, Técnico de Som e Montador, especializando-se no campo do documentário. É membro da Associação Imagem Comunitária, atuando em projetos que visam a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual às populações jovens de Belo Horizonte. É membro da Associação Filmes de Quintal e trabalha na produção do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.

Material do participante: Apenas se tiver e quiser, o participante pode levar seu equipamento audiovisual (câmeras, gravadores, microfones e fones de ouvido, smartphones, computadores, etc.)

Vagas: 10
Público: Interessados em criação audiovisual e na prática do documentário
Pré-requisitos: É desejável, mas não obrigatório, o conhecimento básico de técnicas de filmagem
Material do participante: câmera de vídeo (opcional)
Período de realização: 18 a 26 de julho
Horário: 14h às 18h e em outros horários, de acordo com escala a ser definida pelo grupo
Inscrições: de 3 a 13 de julho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s