UFMG TRAZ FESTIVAL DE INVERNO DE VOLTA A BELO HORIZONTE NA SEGUNDA QUINZENA DE JULHO (release #1)

UFMG TRAZ FESTIVAL DE INVERNO DE VOLTA A BELO HORIZONTE NA SEGUNDA QUINZENA DE JULHO

Após 14 anos seguidos em Diamantina, evento concentra sua 46ª edição no campus da Pampulha e se posiciona como laboratório de diálogo da universidade com a cidade

A Universidade Federal de Minas Gerais volta a abrigar o Festival de Inverno da UFMG no seu campus, em Belo Horizonte, de 18 a 26 de julho. Em sua 46ª edição, amplia e aprofunda os conceitos que nortearam a programação dos últimos dois anos, marcos do fim de um ciclo iniciado em 2000 em Diamantina –onde já havia sido realizado antes, entre 1981 e 1985.

A versão 2014 encerra a Trilogia do Bem Comum. Na fase atual, o evento conjuga sua vocação original, de festival de artes, com ações que amplificam questões cotidianas, da vida partilhada e do convívio nas cidades.

Desta vez, o Festival de Inverno se oferece como um laboratório de experimentações que abre a universidade para o cidadão em geral. É um convite para que as pessoas de fora do ambiente acadêmico enxerguem e desfrutem do campus como um espaço público, de acesso livre. E contaminem a universidade com outros olhares, saberes e práticas, para além dos valores e da lógica da educação formal.

Coordenador do festival nos últimos três anos, César Guimarães considera que esta edição “busca implicar a universidade nos dilemas que atravessam os nossos modos de vida em comum, fraturados por persistentes processos de exclusão e de produção da desigualdade.”

“Como a universidade poderia romper as cercas e grades que separam-na da sua vizinhança e se inserir nas diversas iniciativas que atualmente buscam reinventar os espaços públicos?”, pergunta Guimarães. “Trata-se, em pequena escala, de inventar a reciprocidade que a universidade deve à comunidade à qual pertence, mas da qual ela própria tantas vezes se defende e se protege”, avalia.

A proposta, nestes nove dias, é que o campus seja “tomado por ocupações livres e democráticas dos espaços públicos, povoado por formas de sociabilidade e de conhecimento irrigadas pelas múltiplas manifestações da alteridade, em especial aquelas provenientes das culturas indígenas, afrodescendentes e urbanas.”

O 46º Festival de Inverno da UFMG reflete, em boa medida, a pulsação e o temário trazidos à tona pelos movimentos que ocuparam as ruas do país, sobretudo no último ano –um termômetro do desejo coletivo por outra ordem de prioridades na tomada de decisões e no manejo do que possa ser e haver de uso comum na sociedade.

Orientado pelo tema Campus: Território Experimental, o evento acolhe visões múltiplas em torno do compartilhamento de experiências e debate questões que estão na ordem do dia, como a mobilidade, a moradia, a posse e uso da terra, o conhecimento ancestral, o protagonismo da sociedade na produção e circulação de conteúdo e o acesso à mídia.

Na semana do festival, o campus se tornará um parque público para as muitas formas de convivência, lazer e diversão: abrigará hortas comunitárias e feiras para trocas de mudas e sementes; banquetes públicos com os sabores e saberes dos Reinados do Rosário, das aldeias e dos terreiros; uma outra mobilidade, com espaços prioritários para as bicicletas e o transporte público de tarifa zero; fará da sua mata um espaço privilegiado para caminhadas, o descanso em redes ou para rituais de culto às divindades; promoverá ações voltadas para a coleta seletiva do lixo e a reciclagem; oferecerá palcos livres para diferentes apresentações artísticas.

Um dos recortes mais marcantes do Festival de Inverno da UFMG, as oficinas serão realizadas em consonância com o temário deste ano. As inscrições, gratuitas, começam na segunda quinzena de junho.

A programação completa do evento será divulgada nas próximas semanas.

O 46º Festival de Inverno da UFMG é uma realização da Universidade Federal de Minas Gerais, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e da Diretoria de Ação Cultural, com apoio do Cedecom.

 

PARA SABER MAIS
festivalufmg.wordpress.com
facebook.com/festivalufmg

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS À IMPRENSA

 ISRAEL DO VALE
31 9782-6558
israeldovale@uol.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s